domingo, 14/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolicialOPERAÇÃO INTEGRADO MT: quase 100 quilos de cocaína são apreendidos

OPERAÇÃO INTEGRADO MT: quase 100 quilos de cocaína são apreendidos

Banner animado

                    

                  Dos 161 quilos de cocaína apreendidos nos 20 estados da federação que participaram da Operação Brasil Integrado – Ação Fronteiras e Nordeste, 85 quilos foram em Mato Grosso.

A maior apreensão aconteceu no primeiro dia da operação, 4/11, às 17h30. Uma equipe de patrulha do Gefron apreendeu 75 quilos de cocaína pura próximo à comunidade de Clarinópolis. A droga estava sendo transportada por três homens que estavam a pé em atitudes suspeitas. Ao perceber que seriam abordados pela polícia, os três fugiram pela mata. Um deles foi capturado e levou a polícia ao local onde o trio deixou a droga durante a fuga.

Droga foi apreendida durante a operação que ocorreu nas últimas 48 horas (Foto: Assessoria/Sesp-MT)

 Droga foi apreendida durante a operação que ocorreu nas últimas 48 horas (Foto: Assessoria/Sesp-MT)

                      Cada um transportava consigo 25 quilos do entorpecente. De acordo com o depoimento do preso à polícia, os três teriam saído durante a madrugada da Bolívia e seguiram a pé para o Brasil onde aguardariam um veículo que daria apoio para transportar a droga até a cidade de Glória D’Oeste. Cada um deles receberia a quantia de R$ 130 por quilo da droga.

 Ainda, no primeiro dia da operação, 9,8 quilos de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil de Tangará da Serra.

 No início da noite de ontem (05.11), mais 13,82 quilos de maconha também foram apreendidos no município de Rondonópolis, durante uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar.

 No balanço nacional, a operação resultou na apreensão de cerca de 5 toneladas de drogas, além de 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 427 veículos. Também foram presas 436 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados.

 Mais de 20 mil profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Ibama, entre outras instituições estiveram envolvidos na operação nos 20 estados brasileiros.

 As equipes trabalharam em esquema integrado semelhante ao executado na Copa do Mundo e realizaram 70.357 revistas pessoais, 52.672 abordagens veiculares e 1.545 barreiras ou bloqueios policiais, todas com base em informação de inteligência e com respeito às leis e aos direitos humanos. Também foram cumpridos 221 mandados de busca, apreensão e prisão, e recuperados 141 veículos furtados ou roubados.

 A Operação Brasil Integrado consiste numa parceria no setor de segurança pública entre governo federal e estados. O modelo, que surgiu do plano operacional adotado para a Copa do Mundo, será gradualmente expandido para todo o país, com a implementação de Centros de Comando e Controle regionais (CICCR) em todos os estados. pjc.mt

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes