terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaPARLAMENTO MIRIM: Maluf destaca participação dos jovens na Assembleia Legislativa

PARLAMENTO MIRIM: Maluf destaca participação dos jovens na Assembleia Legislativa

Banner animado

Deputados mirins tomaram posse na manhã desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa

KLEVERSON SOUZA / Assessoria da Presidência

                  A participação dos jovens na política é estimulada por meio do projeto Parlamento Mirim, que chega à sua sétima edição na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em tempos de crise política no país, o presidente do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB), destaca a importância de incentivar a participação da juventude nas discussões dentro da Casa de Leis.

Maluf afirmou, durante a posse dos 24 parlamentares mirins, na manhã desta segunda-feira (21), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, que projetos como esse aproximam o Parlamento da sociedade, uma das prioridades da atual gestão da Assembleia Legislativa.

“Este é um projeto fantástico, que traz os jovens para dentro do Parlamento, acompanhando as ações dos deputados e a rotina da Assembleia Legislativa. Os parlamentares mirins vão ver como é a vida de um político e como a política pode alterar a vida das pessoas. Se os 24 deputados não conseguem melhorar a vida dos cidadãos, não conseguem atingir os objetivos, pois não existe outra forma de promover essas mudanças se não for através da política”, afirmou Guilherme Maluf.  

Posse dos Deputados Mirins (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

No momento em que a classe política passa por desgastes em função de uma série de denúncias de corrupção, Maluf acredita que é necessário se aproximar dos jovens e fomentar a participação popular para a transformação da política através da juventude.

“É possível fazer uma política séria e decente, e essa discussão é importante em um momento em que o Brasil enfrenta problemas difíceis. Porém, não existe forma melhor de mudar a vida das pessoas se não for por meio da política”, argumentou.    

Os 24 deputados mirins tomaram posse para um mandato de um ano. Os jovens estudam do 5º a 9º ano do ensino fundamental em Cuiabá e Várzea Grande. Os temas trabalhados pelos estudantes foram Meio Ambiente (7, sendo um de suplente), Educação (6 projetos), Esporte (4), Direitos Humanos (3), Transporte (2), Saúde (2) e Cultura (1). 

O estudante Marcelo Maciel, de 14 anos, estudante do Colégio São Gonçalo, agradeceu a Assembleia Legislativa por proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer mais sobre a política mato-grossense.

“Neste momento que o país passa, agradeço por esta oportunidade de estar presente na Assembleia Legislativa para aprender mais sobre a política, é uma verdadeira honra para nós”, disse.

A próxima edição pode contar com a participação de alunos de Rondonópolis e Sinop. Esta foi a sugestão do superintendente do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, coronel Adriano Denardi.

“Este projeto aproxima a Assembleia Legislativa da população, e principalmente da comunidade escolar, aprendendo o verdadeiro papel do deputado e a sua importância para o desenvolvimento do país. Por isso, queremos expandir este programa para o interior”, argumentou.

Também participou da solenidade, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB).

Assessoria de Gabinete da Presidência

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes