sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdePrimeira Ambulância 5G do Brasil terá atendimento mais rápido; Começa este ano

Primeira Ambulância 5G do Brasil terá atendimento mais rápido; Começa este ano

Banner animado

Por Monique de Carvalho

Imagem de capa para Primeira Ambulância 5G do Brasil terá atendimento mais rápido; Começa este ano
A primeira ambulância conectada com 5G do Brasil vai agilizar atendimentos de emergência em até 27 minutos. – Foto: Tim

A primeira ambulância conectada com tecnologia 5G está prevista para entrar em operação na cidade de São Paulo até o final desse ano. E será um super passo na saúde do país, quando o assunto é salvar vidas.

Durante os testes, por exemplo, houve uma redução de 27 minutos no tempo de atendimento, entre a realização de um eletrocardiograma e o acionamento do time médico na unidade de revascularização. Esse resultado reduz possíveis danos que podem acometer os pacientes, porque a equipe já estará a postos para um rápido atendimento.

“O compartilhamento de procedimentos e resultados sendo realizados no veículo ainda em trânsito é essencial para iniciar a discussão do caso com a equipe multiprofissional que atenderá o paciente no Pronto Atendimento Cardiológico da instituição”, disse Dr. Luciano Moreira Baracioli, coordenador de unidades críticas cardiológicas do Hospital Sírio-Libanês, ao Só Notícia Boa

Salvando mais vidas

Os testes da ambulância 5G foram realizados pela equipe do Pronto Atendimento Cardiológico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“Minutos fazem diferença no atendimento médico de um paciente cardiológico, podendo evitar ou minimizar sequelas em casos de infarto do coração e de acidente vascular cerebral”, explicou Dr. Luciano

O projeto foi conduzido pelo time de Alma Sírio-Libanês, braço de inovação da instituição, em parceria com a TIM e a Deloitte.

Como vai funcionar 

Para a primeira fase de atuação, a ambulância realizará principalmente os exames cardiológicos e testará a Consulta Virtual HD, no caso de suspeita de AVC.

A expectativa é que, com a evolução dos procedimentos, os veículos sejam dotados de “Vehicle Computing” para aplicações de Edge AI, ou seja, tecnologia baseada em inteligência artificial.

Após a implantação em São Paulo, o Hospital Sírio Libanês pretende expandir a Ambulância 5G para Brasília.

Ambulância tecnológica 

A ambulância é totalmente equipada para atendimento de urgências cardiovasculares.

O veículo permite a antecipação do fluxo de cuidados, em caso de suspeita de infarto, por meio da transmissão do eletrocardiograma via rede 5G para o especialista que está no pronto atendimento.

Essa transmissão é realizada em alta qualidade, em tempo menor do que dois minutos e com nome e data de nascimento do paciente, o que traz maior segurança à pessoa atendida.

Os dados são transmitidos garantindo a confidencialidade, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e somente os profissionais autorizados têm acesso às informações.

A ambulância conta, também, com assistência de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO). Há, ainda, a possibilidade de chamada de vídeo com equipe do pronto socorro em caso de necessidade.

Muito bacana, não é?

Após SP, a tecnologia estará disponível em Brasília. - Foto: Tim

Após SP, a tecnologia estará disponível em Brasília. – Foto: Tim

Espalhe Notícia Boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes