terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioProjeto "Combustível do Futuro" propõe aumento da mistura obrigatória de biodiesel. Ouça!

Projeto “Combustível do Futuro” propõe aumento da mistura obrigatória de biodiesel. Ouça!

Banner animado

O documento propõe alterações na política nacional de biocombustíveis com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável do setor

biodiesel
Foto: Envato

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou nesta segunda-feira (26) o relatório do projeto de lei (PL) do “Combustível do Futuro”.

https://youtube.com/watch?v=Qa_2p05ZH1Q%3Ffeature%3Doembed

O documento propõe alterações na política nacional de biocombustíveis com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável do setor.

Propostas

  • Aumento da Mistura de Biodiesel: O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) poderá elevar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 25% a partir de 2031. Entre 2025 e 2030, a mistura será gradualmente elevada, chegando a 20%.
  • Etanol na Gasolina: A adição obrigatória de álcool anidro à gasolina será fixada em 27%. O Executivo poderá ajustar este percentual para até 35% ou 22%, com base em viabilidades técnicas.
  • Incentivo ao Biometano: O Programa Nacional do Biometano será criado para incentivar a produção e o uso de biometano e biogás, especialmente no setor de transporte.
  • Benefícios para Usinas de Biocombustíveis: Usinas que utilizam fontes agrícolas renováveis poderão compensar ou restituir débitos tributários administrados pela Receita Federal.
  • Novas Atribuições para Petrobras: A Petrobras poderá incluir em seu objeto social atividades relacionadas à energia, captura e estocagem de carbono, transição energética e economia de baixo carbono.

Tramitação

O texto do PL será votado nesta semana na Câmara dos Deputados. O deputado Arnaldo Jardim apresentará as principais mudanças aos líderes da Câmara na terça-feira (27). O projeto tramita em regime de urgência e busca estabelecer um novo marco legal para o setor de biocombustíveis.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes