quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioDicas & ReceitasSaiba quais as 3 manias que pessoas inteligentes têm e você pode...

Saiba quais as 3 manias que pessoas inteligentes têm e você pode ter também

Banner animado

Por Vitor Guerra

Imagem de capa para 3 manias que pessoas inteligentes têm e você pode ter também
Entre as maninas de pessoas inteligentes, falar sozinho ajuda a lembrar os eventos visualmente. Foto: Reprodução/Freepik.

Três estudos científicos revelaram manias que pessoas inteligentes costumam ter. Entre elas, estão roer as unhas e falar sozinho. Ouvi alguém dizer eu também?

Embora seja frequentemente visto como sinal de nervosismo ou ansiedade, um estudo da Universidade de Quebec, no Canadá, mostrou que indivíduos com a mania de roer as unhas são propensos ao perfeccionismo. O ato de roer as unhas – apesar de fazer mal à saúde – pode ser uma forma de auto estimulação e concentração, ajudando no alívio mental e estimulando a criatividade.

Outra mania entre pessoas inteligentes é ouvir música. Sim, pesquisadores da Universidade Oxford Brookes avaliaram que alunos com QI alto tem inclinação para gêneros musicais instrumentais, música eletrônica ambiente, big band e música clássica.

Música e inteligência

Outros aspectos também influenciam na inteligência da pessoa, mas a música foi um fator que chamou a atenção.

Foram 467 estudantes croatas do ensino médio avaliados e aqueles que tiveram o maior QI foram os que mais ouviam músicas instrumentais.

Além disso, a maneira como a música era executada também influenciava. Os estudantes com QI alto, ouviam a canção apreciando a composição técnica.

Falar sozinho

Você pode achar até estranho, mas falar sozinho pode ser um sinal de habilidades de pensamento, memória e percepção avançadas.

Foi o que mostrou um estudo realizado pelas Universidades de Wisconsin e Pensilvânia.

A pesquisa comprovou que quando os participantes foram instruídos a lembrar e encontrar objetivos, tiveram mais sucesso aqueles que disseram em voz alta o nome dos objetos.

Isso significa que falar os nomes em voz alta nos ajuda a lembrar das propriedades visuais relacionadas a esses objetos.

É possível ser mais inteligente?

Segundo estudos da Universidade de Harvard, sim!

É possível aprimorar a mente por meio de atividades simples que podem ser realizadas diariamente.

Veja algumas dicas para melhorar a capacidade cerebral, agilidade mental e memória:

  1. Durma bem: ter uma noite de sono de pelo menos 8 horas por dia permite ao cérebro armazenar mais informações, impactando positivamente no desempenho de aprendizagem, por exemplo.
  2. Estude em voz alta: ouvir as palavras em voz alta, assim como mostrou o estudo, resultado na maior probabilidade de lembrá-las. Repita a informação quando estiver estudando, isso vai te ajudar a recordar no futuro!
  3. Alterne entre os assuntos: alternar entre diferentes assuntos, durante o estudo ou uma conversa, mantém o cérebro desperto. Ao longo prazo, isso fortalece a memória e aprofunda ainda mais o aprendizado.
  4. Use a mão não dominante: Experimentar usar a mão não dominante em tarefas simples, como comer com talheres, é uma ótima alternativa para começar a treinar o cérebro. Essas pequenas tarefas com a mão trocada, criam novas conexões neurais e aceleram o funcionamento do cérebro.
  5. Conecte informações a estímulos: tente sempre vincular novas informações a estímulos sensoriais. Pense naquele cheiro agradável e busque lembrar da onde ele vem, por exemplo.Com isso, você contribui para novos conhecimentos e relembra experiências passadas, deixando o cérebro bem acessível.

Ouvir música clássica foi uma mania associada a jovens com alto QI. Foto: Reprodução/Freepik.

Ouvir música clássica foi uma mania associada a jovens com alto QI. Foto: Reprodução/Freepik.

SNB / Com informações de Concursos no Brasil.

Espalhe notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes