quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioComportamentoSe entender para não adoecer...

Se entender para não adoecer…

Banner animado

 

Por Laura Oliveira – psicóloga

        Imagem ilustrativa web

                                       Parece simples, mas não é! Nosso cérebro tem capacidade infinita de armazenar memórias e emoções, e por isso é necessário analisá-las e também aprimorá-las, através de ações e funcionalidades que podem tirar maior proveito de nossas potencialidades, esta tarefa se torna mais fácil com ajuda profissional.

É possível alterar e até mesmo evitar que o indivíduo fique suscetível ao processo do adoecimento através do melhor conhecimento da mente e dos inimigos invisíveis que permeiam os nossos pensamentos.

Cabe ressaltar que é necessário considerar alguns fatores determinantes de certos tipos de doenças, como tais como as predisponentes, ligadas à genética ou adquiridas, as desencadeantes, que estão relacionadas ao estilo de vida (sedentarismo, consumo de drogas lícitas ou ilícitas), ou ainda as relacionadas com o meio ambiente (poluição, condições sanitárias, climáticas).

O processo de adoecimento psíquico ocorre por desequilíbrio interno e em determinados casos, é lento, mas senão combatido de forma rápida e eficaz pode trazer sérias complicações. Em geral o processo passa por quatro fases, sendo a primeira a da tensão emocional, a segunda do distúrbio funcional, a terceira já apresentando alterações laboratoriais, que culminam na quarta e ultima fase que é da doença propriamente dita.

Vale destacar que o ato de cuidar das emoções é importantíssimo nos dias atuais, atuando nas primeiras fases antes que o processo de adoecimento chegue ao estágio máximo. Buscar auxílio do psicólogo será imprescindível para que o indivíduo passe a se entender melhor, analisar de dentro para fora as emoções e encontrando assim a raiz do problema para saná-la.

Precisamos nos conscientizar que a cura pode estar dentro de nós mesmos, em atos e atitudes que podem ser aprendidas com ajuda profissional, acionando gatilhos que podem produzir efeitos inimagináveis. Deus nos fez perfeitos e devemos buscar com ajuda profissional nos entender melhor e assim conseguir chegar à plenitude!

A busca por ajuda profissional é importante, afinal é preciso se entender para não adoecer!

LAURA OLIVEIRA, CRP – 18/2109 Psicóloga Especialista em Abordagem Sistêmica, Avaliação Psicológica e Trânsito. Atua na terapia de casais, atendimento individual, também às crianças e adolescentes. Contatos: (65) 8135-8840 – E-mail: laurapsicologacba@gmail.com Siga também no Instagram: @laurapsicologacba

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes