Início Justiça e Você Silval Barbosa passara Natal e Ano Novo na cadeia

Silval Barbosa passara Natal e Ano Novo na cadeia

143
0
Google search engine

   rdnews         

silval barbosa       

 Fachin nega pedido de soltura; Silval passa Natal e Ano Novo na cadeiaEduarda Fernandes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin acaba de indeferir, monocraticamente, um pedido de habeas corpus em favor do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Com isso, Silval deve passar o Natal e o Ano Novo na cadeia.

                            Silval está preso há 3 meses. Ele teve a prisão decretada pela juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, em 15 de setembro, na deflagração da Operação Sodoma, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por meio da cobrança de propina contra empresários para assegurar os incentivos fiscais no Estado. Contudo, se entregou somente dois dias depois do mandado judicial.

                        O peemedebista é apontado como o chefe de um esquema que teria fraudado a concessão de incentivos fiscais no Estado. Os crimes teriam ocorrido nos anos de 2013 e 2014. Além de Silval, também foram presos os ex-secretários Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia, e Casa Civil), que também permanece preso após empate na apreciação de seu habeas corpus e Marcel de Cursi (Fazenda), que também passarão o fim de ano na prisão.

                             Além deles, o ex-deputado José Riva teve pedido de soltura negado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti. Outro lado O advogado que patrocina a defesa do ex-governador, Francisco Faiad, informa que irá analisar o fundamento da decisão para estudar qual o próximo passo. Contudo, entende que terá que aguardar o julgamento do mérito porque a liminar foi indeferida. Ocorre que o recesso forense inicia no domingo (20) e se estende até 20 de janeiro, dessa forma, Silval só terá chances de deixar a prisão a partir do retorno das atividades.