terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioGeralMUNDOUm alemão na presidência

Um alemão na presidência

Banner animado

voxeurop.eu

Bucareste, novembro de 2014. Cartaz eleitoral de Klaus Iohannis.

                        . Cartaz eleitoral de Klaus Iohannis.

 

O candidato da Aliança cristã-liberal (ACL) Klaus Iohannis venceu as eleições presidenciais, cuja segunda ronda ocorreu a 16 novembro.

Segundo os resultados oficiais parciais, o antigo presidente da câmara de Sibiu obteve 54,66% dos votos, contra 45,53% obtidos pelo primeiro-ministro, Victor Ponta (Partido social democrata).

Para a ocasião, o Adevărul recorreu ao alemão ao titular “Klaus Iohannis presidente. Guten morgen Roménia!”, refletindo assim a pertença do novo presidente à minoria saxónica da Transilvânia. Além disso, o diárioobserva, que Iohannis, um alemão muito discreto, professor de física que governa a cidade de Sibiu há já 16 anos, conta com o apoio da chanceler alemã, Angela Merkel.

Por sua vez, o România liberă escreve que o escrutínio ficou também marcado pelas dificuldades enfrentadas pelos romenos que vivem no estrangeiro (cerca de 3,2 milhões de pessoas, das quais apenas 350 mil puderam exprimir a sua opinião) para votar nas embaixadas: foram criadas poucas secções de voto e, em algumas cidades, como em Paris, tiveram de esperar cerca de dez horas para poder votar.

             A este propósito, o diário indica que, em Paris e em Turim, as autoridades tiveram de intervir de modo a dispersar a multidão enfurecida. Durante as manifestações de alegria que ocorreram na Roménia após a divulgação dos resultados, os romenos exigiram a demissão imediata do primeiro-ministro Ponta. Por agora, este último anunciou que não o faria. Entretanto, os partidários de Iohannis cantavam “Santa Klaus is coming to town” em Bucareste na noite das eleições. A canção começou em Timișoara e tornou-se viral.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes