Redação/Secom-MT
          Oriundo de escola pública, o governador Pedro Taques foi aplaudido por centenas de profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na segunda-feira (12.01) ao garantir a humanização do ensino e a aproximação dos professores com a comunidade. “A visita foi importante pelo debate franco com os educadores. Eu já tinha respeito pelo Pedro Taques e agora estou encantadoâ€, diz o funcionário do Censo Escolar da Educação Básica, André Ricardo Ramos.
Antes de falar com todos os profissionais, Taques teve a oportunidade de conhecer dados e ouvir os anseios dos gestores da pasta durante reunião com o secretário de Estado de Educação, PermÃnio Pinto. O governador promete providências em relação à falta de infraestrutura, de equipamentos e de qualificação profissional. “A escola é a cara de uma administração. Venho aqui pedir o empenho de todosâ€, frisou Taques.
O governador já recebeu o comunicado de PermÃnio de que o orçamento da educação aprovado para 2015 está subestimado em pelo menos 25%. “Contamos com aproximadamente R$ 1,9 bilhão, recurso que dá para pagar a folha salarialâ€. Taques promete rever o montante com lideranças da Assembleia Legislativa para que a Seduc tenha capacidade de investimento. Há escolas que precisam ser reformadas até 9 de fevereiro, quando começa o ano letivo. O governador destaca que técnicos do Gabinete de Projetos Estratégicos estão à disposição para elaborar as propostas de reformas. “Mato Grosso tem Ãndices elevadÃssimos de analfabetismo e evasão escolar. É vergonhoso. Precisamos transformar a riqueza econômica dos grãos em melhoria da educação e qualidade de vidaâ€.
Mato Grosso conta com 746 unidades escolares onde estudam 437 mil alunos. Lembrando da época em que estudava em colégios públicos da capital, Taques destaca a importância de não “dar as costas aos alunosâ€. “O meu sonho da época de estudante era ter uma recepção humanizada dos gestores e uma mochila, nem isso eu tinhaâ€, conta o governador, destacando ser filho e neto de professoras. “Vou cobrar muito, preciso de uma escola onde os professores saibam o nome dos alunosâ€. A técnica administrativa Angela Perottoni avalia que, com o tempo, estudantes transformaram-se em apenas número para os administradores. “Com mais alunos matriculados, mais recursos para as unidades educacionais, pelo menos esta era a lógica das gestões anterioresâ€, relata Angela. O foco da Seduc nesta gestão, segundo o secretário, é a aprendizagem.
Com cerca de 50% dos profissionais comissionados, a Educação deverá ter mais dois concursos no próximo ano. A proposta é chegar ao percentual de 80% de concursados na secretaria. “Também temos que combater a ‘máquina de atestados’ na Educaçãoâ€.
Taques pretende se reunir semanalmente com o secretário e a equipe no Palácio Paiaguás. Também promete retornar à Seduc para ouvir novamente os profissionais. Outra iniciativa do governador é visitar as duas escolas, uma em Jangada e outra em Acorizal, que figuram entre as últimas no quesito qualidade de ensino. “PermÃnio, vamos fazer o possÃvel para que estas escolas estejam entre as melhores no próximo levantamentoâ€, diz Taques.
PermÃnio recebeu a secretaria com R$ 190 milhões de restos a pagar das gestões anteriores, o equivalente a 10% do orçamento. Outros R$ 148 milhões estão empenhados para custear 124 obras em 52 municÃpios, diz o secretário. Porém, deste montante, R$ 34 milhões estavam previstos para construções que, segundo o secretário, a Seduc sequer têm condições de prosseguir com as obras. “Precisamos mostrar à sociedade como recebemos o Estadoâ€, aponta Taques. Em um mês, PermÃnio aposta na redução de 15% dos restos a pagar. Ele também pretende cortar custos em áreas não finalisticas, como a Tecnologia da Informação, setor que recebeu R$ 60 milhões da pasta em 2014.