quarta-feira, 28/02/2024
Banner animado
InícioGeralOpiniãoA vitória dos nerds

A vitória dos nerds

Banner animado

imagem ilustrativa web

nerdes

Luiz Gonzaga Bertelli*

                            Até algumas décadas atrás, a palavra inglesa usada no título poderia ser considerada ofensiva. Era quase um insulto, uma provação aos jovens mais estudiosos e/ou com inclinação para se dedicar a assuntos ligados a tecnologia ou cultura pop, como cinema ou histórias em quadrinhos. O que poucos poderiam prever é que os nerds, aqueles tímidos garotos e garotas, não perderiam a disposição e que todo o empenho se converteria em empreendedorismo e sucesso profissional.

                          Hoje, eles não só ocupam cargos de gestão como ditam tendências: os filmes de maiores bilheterias são inspirados em histórias em quadrinhos ou em séries de livro de sucesso. Isso sem mencionar a verdadeira indústria em que se transformaram as diversões eletrônicas com jogos que arrecadam, em seu lançamento, mais do que os maiores sucessos cinematográficos do verão americano. Hoje, ser nerd é estar na moda.

                         A 18ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2015, a maior mostra de capacitação e inclusão profissional do país, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – reservará um espaço para essa comunidade. A começar pelo estande da Saga, uma escola de animação digital e criação de games. Haverá também uma palestra gratuita com Érico Borgo, um dos fundadores e diretor de redação do Omelete, o maior site brasileiro de entretenimento nerd.

Às 15h, de sábado, ele falará sobre Evolução dos games e do mercado no Brasil e no mundo. Borgo também está envolvido em um dos mais bem sucedidos eventos da cultura pop, a CCXP – feira que no ano passado ofereceu aos brasileiros uma experiência comparável às convenções norte-americanas. Partindo do zero, atraíram empresas de peso como a Marvel Studios, Disney, Pixar, Warner e Sony, além de atores estrangeiros para conversar com os fãs.

As inscrições gratuitas para a Expo CIEE 2015 já estão abertas pelo site www.ciee.org.br/expociee. Os nerds de carteirinha e aqueles que querem trilhar esse caminho, já têm compromisso em maio.

* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes