Início Política Municípios aderirão à modernização para emissão da Carteira de Trabalho Digital

Municípios aderirão à modernização para emissão da Carteira de Trabalho Digital

57
0
Google search engine

Resultado de imagem para modernização carteira de trabalho Ministério

Elias Aranha – Assessoria

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a nova Carteira de Trabalho Digital
(Foto:Arquivo/Internet)

               O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a nova Carteira de Trabalho Digital. Essa medida integra o projeto de modernização do Ministério, que visa maior agilidade nos serviços prestados ao cidadão. A nova carteira tem validação nacional dos dados do trabalhador. Através do novo sistema implantado pela CTPS digital e em associação com o PIS na Caixa Econômica Federal, as informações são cruzadas e analisadas no momento da solicitação. A validação surgiu para combater possíveis tentativas de fraude ao trabalhador e regularização dos benefícios pagos pelo governo federal.  Além dessas facilidades, o documento agora passa a ser 100% gratuito, sem que o trabalhador precise levar a foto 3×4. No seu design, ao contrário do que muitos pensam, ela não muda muita coisa, é apenas uma atualização do seu famoso livreto azul.

Para os que já possuem a carteira, não há a necessidade de atualização do documento. Somente no caso de segunda via ou de primeira emissão que a Nova Carteira de Trabalho Digital é impressa e validada pelo sistema. A expectativa é de que até o final de 2015 todos os postos do Ministério do Trabalho e Emprego já possam estar emitindo o documento na hora com o cruzamento dos dados.

 O Superintendente Substituto Regional do Trabalho e Emprego Eduardo Driemeyer oficializou os prefeitos municipais e coordenadores dos SINEs estaduais e municipais no Estado de Mato Grosso esclarecendo a PORTARIA nº 1.023 de 09 de julho de 2.013  frisando que não mais haverá fornecimento de carteira de trabalho e previdência social -  CTPS de preenchimento manual, vez que é meta institucional a informatização da emissão de  CTPS em todo o Estado de Mato Grosso vez que dentre os esforços do Governo Federal para agilizar a concessão do benefício do Seguro desemprego e inibir concessões indevidas, a informatização da CTPS é de fundamental importância.

                    Assim sendo, todos os municípios deverão aderir ao novo sistema, assinar convênio e implantar o sistema de acordo com a SEPTER/SRTE/MT. Em breve a Prefeitura Municipal de Colíder estará comunicando a retomada na prestação do serviço de emissão da nova Carteira de trabalho.

Elias Aranha – Assessoria