
         Foi lançada em Mato Grosso, na manhã da quinta-feira (7 de julho), a campanha ‘Coração Azul’, que combate o tráfico de pessoas e estimula a denúncia dessa prática criminosa. A solenidade de abertura ocorreu na Universidade de Várzea Grande (Univag), durante um seminário sobre o tema. O evento prossegue até amanhã (8 de julho), com objetivo de disseminar informações, sensibilizar a sociedade e encorajar as pessoas a denunciar.
Â
         A campanha é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) da ONU e teve a versão brasileira lançada em 2013 pelo Ministério da Justiça e o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no paÃs. Em Mato Grosso, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap) está à frente do projeto. InstituÃda em outros 10 paÃses, ela tem como sÃmbolo o Coração Azul, que representa a tristeza das vÃtimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.
Â

Â
“É um crime que transforma o ser humano em uma coisa, um objeto de exploração. É importante que a população tenha consciência da existência desse crime e da gravidade dele, pois tem muita gente que não acredita que seja possÃvel uma pessoa explorar outra a esse ponto†ponderou Rinaldo Barros.
Â
Conforme relato da coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim, a situação é grave, pois há um grande Ãndice de pessoas sendo traficadas e a maior dificuldade é a notificação dos casos. “Então toda essa campanha é para sensibilizar os cidadãos para que possam entender, identificar e denunciar os casosâ€, disse.
Â
Â
Além do seminário, a campanha terá distribuição de material socioeducativo, atos públicos e entrega de panfletos em rodoviárias e no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. As atividades prosseguem até o mês de agosto.
Â
 Assessoria de Comunicação CGJ-MT