segunda-feira, 04/03/2024
Banner animado
InícioVida e SaudeDIA MUNDIAL DA SAÚDE

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Banner animado

Imagem ilustrativa web

Em 1948, a primeira Assembleia Mundial da Saúde propôs que se criasse um Dia Mundial da Saúde, para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dois anos depois, em 1950, a data passou a ser festejada.

A cada ano, as Nações Unidas elegem um tema de saúde específico, que diga respeito à melhoria das condições de vida da humanidade naquele momento e que a OMS avalie necessário promover. O tema escolhido é trabalhado através de campanhas de educação e de conscientização em todo o mundo.

As campanhas e a luta pela melhoria das condições de saúde também fazem parte dos Objetivos do Milênio da ONU, que os países membros se comprometem a cumprir até 2015.

Pesquisas do IBGE

O IBGE dispõe de muitas informações sobre a situação da saúde no país. Conheça nossas pesquisas:

Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária

Para levantar informações sobre todos os estabelecimentos de saúde existentes no Brasil, o IBGE realiza a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS). Segundo a AMS, em 2009 o país contava com 94 mil estabelecimentos de saúde – 17 mil a mais que em 2005. Para ler mais, clique aqui.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Em 2013, o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que foi realizada junto aos alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, nos municípios das capitais e no Distrito Federal. Essa pesquisa teve como objetivo conhecer e dimensionar os vários fatores de riscos e de proteção à saúde dos adolescentes. Para saber mais, clique aqui.

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)

Também em 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) foi a campo. Com uma amostra de 80 mil domicílios, seu objetivo era coletar dados em âmbito nacional sobre a situação da saúde e os estilos de vida dos brasileiros. Conheça mais sobre a pesquisa emhttp://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2445

Campanha 2014 da Organização Mundial da Saúde

Pequenas picadas, grandes ameaças

Esse é o tema da campanha 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), como parte das ações que a instituição desenvolve para promover a saúde da população em todo o planeta.

A cada ano, a OMS escolhe um tema ligado à saúde e o divulga em todos os países. Este ano, o destaque fica para as doenças causadas por picadas de mosquitos, outros tipos de insetos ou pequenos animais, como caracóis de água doce. Saiba mais em http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2014/es/ (texto em espanhol).

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes