quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoEM MATO GROSSO GOVERNO LANÇA AVALIAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO

EM MATO GROSSO GOVERNO LANÇA AVALIAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO

Banner animado

Viviane Saggin | Seduc-MT 

Rafaella Zanol/Gcom-MT

A | A

O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (10.03) a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia MT). O evento será no auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, às 15 horas.

Parte das ações prioritárias para a Educação, a Avalia MT vai diagnosticar as necessidades de aprendizagens dos estudantes. Os resultados da avaliação em larga escala fornecerão subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas.

Baseada neles, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer acompanhará o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino e fomentará ações de formação e desenvolvimento profissional dos profissionais da Educação Básica.

Ao todo, participam da iniciativa 163.214 alunos da rede estadual de ensino do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas. As provas ocorrem nos dias 29 e 30 de março.

O processo está sendo conduzido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, que é uma instituição que elabora e desenvolve programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. O CAEd já realizou o diagnóstico do ensino público em outros 18 estados brasileiros.

Avaliação

A prova objetiva nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática verificará a aprendizagem dos alunos sobre as capacidades de leitura, escrita, interpretação, análise e resolução de problemas matemáticos.

Com duas horas de duração, a prova é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração diferentes variáveis da complexidade de cada questão da prova, para melhor avaliação do estudante. O modelo foca na questão (item) e não na totalidade dos acertos, não se considera apenas o certo e o errado, mas sobretudo o grau de dificuldade de cada item.

Formação

Para treinar multiplicadores com relação à logística e aplicação das provas e ao plano de trabalho após os resultados da Avalia MT, a Seduc e o CAEd promoveram uma capacitação entre os dias 2 e 4 de março, em Cuiabá. Cerca de 120 assessores pedagógicos e 30 professores formadores dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) da rede estadual de Educação participaram do evento.

Investimento

A Seduc investirá aproximadamente R$ 3,7 milhões, ou seja, cerca de R$ 22,71 por aluno para a realização da prova. Por ser realizada por um órgão público federal e devido à expertise da instituição houve dispensa de licitação.

De acordo com a assessoria jurídica da Seduc, o trâmite é permitido pela Lei de Licitações (8.666/1993, Art 24, Inciso XIII), uma vez que se trata de uma instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, e que detém inquestionável reputação ético-profissional.

O CAEd é referência nacional na execução de programas de avaliação educacional, na formação de especialistas na área de gestão da educação pública e no desenvolvimento de tecnologias de administração escolar.

Além disso, cconforme Súmula 250 do Tribunal de Contas da União (TCU), a dispensa de licitação é admitida nas hipóteses em que houver nexo efetivo entre a natureza da instituição e o objeto contratado, além de comprovada a compatibilidade com os preços de mercado. A Seduc também recebeu atestados de capacidade enviados por estados que desenvolveram o projeto.

Serviço:

Evento: Lançamento da Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia MT)

Data: 10 de março (quinta-feira)

Horário: 15 horas

Local: Auditório Clóves Vetoratto / Palácio Paiaguás

Informações: 65-3616-6596 / 6425

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes