quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAEnem contra o agro: parlamentares da FPA querem anular questões de cunho...

Enem contra o agro: parlamentares da FPA querem anular questões de cunho ideológico

Banner animado

Da Redação

A bancada do Agronegócio no Congresso Nacional solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 por “desinformação”. Em nota, a FPA afirmou que as questões “são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permitem que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista”.

“É inacreditável o governo federal se utilizar de desinformação em prova aplicada para quase 4 milhões de alunos brasileiros que disputam uma vaga nas universidades do Brasil. A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira”, afirma a FPA em nota.

Além de trazer textos críticos à propriedade privada, o Enem associou o agronegócio à violência no campo e ao avanço do desmatamento. Em uma das questões, a prova traz um artigo publicado em 2021, na revista Élisée da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em que os autores questionam a “lógica do agronegócio”.

“No cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a ‘pragatização’ dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”, diz a questão colocada para análise.

As questões do Enem alvos da polêmica são as seguintes:

  • Questão 70: “Qual das alternativas representa uma consequência negativa da agricultura para o meio ambiente?”
  • Questão 71: “A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil. No entanto, ela também pode causar impactos ambientais negativos. Quais são esses impactos?”
  • Questão 89: “O desmatamento da Amazônia é uma das principais preocupações ambientais do Brasil. Quais são as causas do desmatamento da Amazônia?”

A FPA quer que os itens sejam anulados e que o ministro da Educação, Camilo Santana, preste esclarecimentos em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A bancada afirmou também que irá pedir informações sobre a atuação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é a banca organizadora do Enem e pede que sejam “detalhadas as referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame”.

“A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo”, afirma a FPA em nota.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes