quarta-feira, 28/02/2024
Banner animado
InícioTRANSPORTESLei que aumenta percentual de biocombustível no óleo diesel é sancionada

Lei que aumenta percentual de biocombustível no óleo diesel é sancionada

Banner animado

      Imagem divulgação

           Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei 13.263/2016, que aumenta o percentual de biodiesel ao óleo diesel comercializado em todo país. De acordo com o novo texto, poderão ser adicionados 8% no prazo de 12 meses, 9% em 24 meses e 10% em até 36 meses, após a promulgação da lei. Relator da matéria no Senado, Blairo Maggi (PR) comemorou a iniciativa que, segundo ele, beneficia vários setores da sociedade.

 “Os benefícios do biocombustível são transversais, com presença em várias áreas: no ambiental, ao poluir bem menos que o diesel fóssil; na economia, na saúde, no social e na tecnologia”, avaliou o senador durante a discussão sobre o projeto.

 Maggi destacou que o biodiesel reduz em 60% as emissões de gases de efeito estufa. Para o parlamentar, a redução da emissão de gases tóxicos acaba melhorando a saúde pública, por reduzir o número de internações de pessoas – a maioria de crianças e idosos – com problemas respiratórios. 

 O senador lembrou que a produção de biodiesel já beneficiou mais de 105 mil famílias de pequenos produtores que forneciam matéria-prima para as usinas de produção do biocombustível. No entanto, ele lamentou o fato de que esse número tenha caído nos últimos anos e, atingindo em 2013 menos de 92 mil famílias, segundo o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

 “Só com a expansão do setor de biodiesel será possível ampliar os benefícios do programa”, defendeu o senador. Maggi salientou que processar o biodiesel no Brasil gera 113% mais empregos do que o refino do óleo diesel. 

 Na avaliação de Blairo, o programa brasileiro de produção de biodiesel é único no mundo, pois além da alta tecnológica desenvolvida no País, ainda existem a inclusão social e econômica, a valorização do agricultor e a fixação do homem ao campo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes