sexta-feira, 01/03/2024
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Onde procurar novas oportunidades diante de mercados em crise?

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Silvio Bianchi*

 

   divulgação

       É, a vida não está fácil pra ninguém… Tem até banco reclamando que as margens de lucro diminuíram! Se está ruim para eles imagine para nós pobres mortais. Mas como dizem, toda crise gera oportunidades e eu realmente acredito nisso. Alguém já disse que em épocas de crise uns choram e outros vendem lenços. Modestamente sempre nos incluímos na segunda categoria. 

             Podemos dizer que a crise chegou para todas as pessoas que querem ganhar a mesma coisa fazendo o que fazem há mais de 30 anos. Alguém já parou para pensar qual a origem da sua crise? Já te ocorreu que se você está em crise; ou se você é do tipo que reclama da crise; é porque você faz negócios do jeito que o seu avô fazia.

           Por exemplo tem negócios que estão literalmente sendo engolidos por evoluções irreversíveis e ai ou você se reinventa ou está morto.

           Por exemplo, as vendas de corridas de táxi estão em crise.Qual o nome da  crise dos taxistas? UBER!

Outro exemplo РAs vendas nas lojas de Shopping Centers esṭo em crise. Qual o nome da crise dos shopping centers? Lojas virtuais!

               A taxa de ocupação dos hotéis Ibis está em queda. Qual o nome da  crise dos hotéis? AirBNB!

           Assim, a palavra chave neste momento é criatividade. Sim a velha e boa criatividade, mesclada com um olhar mais aguçado sobre o mercado que se deseja atuar. Exemplos não faltam. Um deles é dos donos de Food Trucks fazendo parcerias com proprietários de lojas de rua para atrair público para os dois lados .Oportunidade, criatividade e atitude. Três palavras que podem fazer toda a diferença no seu business.

            Crise, de acordo com a origem chinesa  significa perigo e oportunidade. Perigo de tornar permanente o desânimo, a descrença que nos tira as forças e destrói a nossa autoestima . Oportunidade de abrir novas trilhas, procurar portas abertas em vez de chorar pela porta que se acabou.

      Avalie no mercado quais empresas, não concorrentes, poderiam ser parceiras na prestação de serviço ou desenvolvimento de produtos. Procure sempre empresas que tenham o mesmo público alvo que o seu. Vá visita-lo. Veja quais são seus pontos fortes e como poderiam juntos acrescentar algo relevante ao seus prospects e clientes.

              Tempere tudo isso com uma boa estratégia de aproximação para que você possa ofertar o produto ao seu público e voilá! Já temos uma boa receita – basta por as mãos na massa! E percorrer um caminho diferente que permita gerar resultados satisfatórios para você e sua empresa.

*Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B

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