quinta-feira, 23/01/2025
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Ficar Falando Mal da Empresa Não é Nada Inteligente. Você Pode se Arrepender!!!

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              É bastante comum que alguns colaboradores não estejam satisfeitos com as políticas que a empresa adota nas mais diversas áreas. A insatisfação é uma característica muito presente no ser humano. Mas será que vale a pena ficar depreciando e criticando a empresa publicamente, em todo lugar e a toda hora? Bem ou mal, com políticas boas ou não, é a empresa que garante o sustento do funcionário, bem como de sua própria família. Falar mal de onde trabalha ou já trabalhou é na verdade uma tremenda furada!!!

               Geralmente as pessoas que procedem assim são pessoas com posturas negativas que cultivam a maledicência. São pessoas que possuem certas características que as tornam temidas, mas não respeitadas. Não se importam se o que estão dizendo é verdade ou não. Não são leais, distorcem a realidade e só veem o lado que lhes interessa. Se aproveitam da baixa auto estima de alguns e fazem de tudo para criar um clima de baixo astral com o intuito de gerar uma cultura de desagregação. Na verdade tudo isso revela falta de educação, ética e uma grande falha de caráter. Alem disso tudo, não é nada inteligente esse tipo de conduta. E na maioria das vezes o arrependimento é fatal.

          Não é errado estar insatisfeito em alguns aspectos com a empresa, pois é bastante comum que alguns colaboradores não estejam satisfeitos por diversas razões com alguns procedimentos adotados pela organização. Mas isso não quer dizer que possamos ficar denegrindo a imagem da empresa, ou seja, do próprio lugar onde passamos a maior parte de nosso tempo. Se você fala mal do lugar onde trabalha, algo anda muito errado com você, pois então, eu poderia perguntar, “- o que você ainda está fazendo aí?”. Não é constrangedor???

              Quando houver alguma crítica em relação a empresa, seja ela qual for, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor, seu chefe imediato. Por outro lado, falar mal da empresa durante sua permanência ou depois de sair dela é uma atitude nada inteligente. Na verdade, é como dar um tiro no próprio pé.

                A dica é a seguinte: Se o descontentamento é realmente insuportável e você tem a certeza que nada vai realmente melhorar, talvez seja a hora de começar a enviar currículos novamente.

               Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar. Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes consideradas inadequadas como essa – falar mal da empresa, pode comprometer cedo ou tarde a sua carreira dentro e fora da empresa. É inevitável!

                Citamos abaixo alguns motivos que levam geralmente um funcionário a perder o interesse no trabalho e na empresa onde trabalha: (Não significa dizer que esses motivos justificam para falar mal e denegrir a imagem da empresa).

– Falta de identificação com o trabalho - É o caso de quem foi parar em um emprego qualquer – por necessidade, por não ter outra opção ou por não saber o que queria fazer. E aí, sem identificação nenhuma com o trabalho, qualquer atividade se torna um martírio. Um prato cheio para se encher de ressentimentos e descarregar tudo durante sua permanência na empresa e principalmente quando sai dela.

– Dificuldades de relacionamento - Tem gente que pode amar a empresa, amar o trabalho, mas não consegue trabalhar em equipe e principalmente se relacionar bem com ninguém. É o tipo de profissional que não demora muito em nenhum emprego que lhe exija lidar com outras pessoas (quase todos, diga-se de passagem). Esse vai carregar sempre um saco de amarguras para despejar por onde passar.

– Despreparo para a vida profissional - Esse é o ponto chave. Um profissional pode já ter enfrentado problemas em seus trabalhos anteriores. O mundo não é perfeito e conflitos são normais. Mas levar isso sempre adiante só vai gerar mais problemas. Ouça nosso conselho: Teve um problema no trabalho? Resolva. Não deu para continuar? Bola para a frente. Coloque os aprendizados na mochila (por pior que seja a experiência, ela sempre ensinará alguma coisa!), descarte os desentendimentos e siga sua viagem.

Lembra-se quando você estava em busca de um trabalho? Das condições que lhes foram expostas e você as aceitou? Pois bem, muitas pessoas só dão valor às coisas, quando estão muito necessitadas ou depois que as perdem. Em outras palavras, não existe em lugar algum empresa perfeita e sem problemas. Elas são um conglomerado de gente, são feitas de pessoas e as pessoas não são perfeitas. Ou seja, um dia pode ser tarde e você reconhecer que mesmo com todos os problemas trabalhou em uma boa empresa. E pensar e falar consigo mesmo: “-Eu era feliz e não sabia”. Reflita e pratique!!!

NOTA: No caso de uma entrevista visando um novo trabalho em uma outra empresa, vai uma outra dica: É totalmente antiético ter a postura de falar mal da ex-empresa. Evite isso, por mais aborrecimento que teve ao se demitir ou ser demitido. Fale de novos desafios profissionais, sem denegrir a empresa que um dia acolheu você, por mais razão que deva ter, ou pensa ter. Coloque o positivo sempre à frente. Isso vai contar mais pontos na hora da entrevista, pode ter certeza. Nunca, em circunstância nenhuma, fale mal de sua ex-empresa (nem em redes sociais). Esse tipo de atitude também é como você estar dando um tiro no próprio pé. Às vezes, o mercado de trabalho pode até emudecer. Mas jamais ficará surdo. 

 

Do  artedevender

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