É bastante comum que alguns colaboradores não estejam satisfeitos com as polÃticas que a empresa adota nas mais diversas áreas. A insatisfação é uma caracterÃstica muito presente no ser humano. Mas será que vale a pena ficar depreciando e criticando a empresa publicamente, em todo lugar e a toda hora? Bem ou mal, com polÃticas boas ou não, é a empresa que garante o sustento do funcionário, bem como de sua própria famÃlia. Falar mal de onde trabalha ou já trabalhou é na verdade uma tremenda furada!!!
        Geralmente as pessoas que procedem assim são pessoas com posturas negativas que cultivam a maledicência. São pessoas que possuem certas caracterÃsticas que as tornam temidas, mas não respeitadas. Não se importam se o que estão dizendo é verdade ou não. Não são leais, distorcem a realidade e só veem o lado que lhes interessa. Se aproveitam da baixa auto estima de alguns e fazem de tudo para criar um clima de baixo astral com o intuito de gerar uma cultura de desagregação. Na verdade tudo isso revela falta de educação, ética e uma grande falha de caráter. Alem disso tudo, não é nada inteligente esse tipo de conduta. E na maioria das vezes o arrependimento é fatal.
     Não é errado estar insatisfeito em alguns aspectos com a empresa, pois é bastante comum que alguns colaboradores não estejam satisfeitos por diversas razões com alguns procedimentos adotados pela organização. Mas isso não quer dizer que possamos ficar denegrindo a imagem da empresa, ou seja, do próprio lugar onde passamos a maior parte de nosso tempo. Se você fala mal do lugar onde trabalha, algo anda muito errado com você, pois então, eu poderia perguntar, “- o que você ainda está fazendo aÃ?”. Não é constrangedor???
       Quando houver alguma crÃtica em relação a empresa, seja ela qual for, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor, seu chefe imediato. Por outro lado, falar mal da empresa durante sua permanência ou depois de sair dela é uma atitude nada inteligente. Na verdade, é como dar um tiro no próprio pé.
        A dica é a seguinte: Se o descontentamento é realmente insuportável e você tem a certeza que nada vai realmente melhorar, talvez seja a hora de começar a enviar currÃculos novamente.
        Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar. Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes consideradas inadequadas como essa – falar mal da empresa, pode comprometer cedo ou tarde a sua carreira dentro e fora da empresa. É inevitável!
        Citamos abaixo alguns motivos que levam geralmente um funcionário a perder o interesse no trabalho e na empresa onde trabalha: (Não significa dizer que esses motivos justificam para falar mal e denegrir a imagem da empresa).
– Falta de identificação com o trabalho - É o caso de quem foi parar em um emprego qualquer – por necessidade, por não ter outra opção ou por não saber o que queria fazer. E aÃ, sem identificação nenhuma com o trabalho, qualquer atividade se torna um martÃrio. Um prato cheio para se encher de ressentimentos e descarregar tudo durante sua permanência na empresa e principalmente quando sai dela.
– Dificuldades de relacionamento - Tem gente que pode amar a empresa, amar o trabalho, mas não consegue trabalhar em equipe e principalmente se relacionar bem com ninguém. É o tipo de profissional que não demora muito em nenhum emprego que lhe exija lidar com outras pessoas (quase todos, diga-se de passagem). Esse vai carregar sempre um saco de amarguras para despejar por onde passar.
– Despreparo para a vida profissional - Esse é o ponto chave. Um profissional pode já ter enfrentado problemas em seus trabalhos anteriores. O mundo não é perfeito e conflitos são normais. Mas levar isso sempre adiante só vai gerar mais problemas. Ouça nosso conselho: Teve um problema no trabalho? Resolva. Não deu para continuar? Bola para a frente. Coloque os aprendizados na mochila (por pior que seja a experiência, ela sempre ensinará alguma coisa!), descarte os desentendimentos e siga sua viagem.
Lembra-se quando você estava em busca de um trabalho? Das condições que lhes foram expostas e você as aceitou? Pois bem, muitas pessoas só dão valor à s coisas, quando estão muito necessitadas ou depois que as perdem. Em outras palavras, não existe em lugar algum empresa perfeita e sem problemas. Elas são um conglomerado de gente, são feitas de pessoas e as pessoas não são perfeitas. Ou seja, um dia pode ser tarde e você reconhecer que mesmo com todos os problemas trabalhou em uma boa empresa. E pensar e falar consigo mesmo: “-Eu era feliz e não sabia”. Reflita e pratique!!!
NOTA: No caso de uma entrevista visando um novo trabalho em uma outra empresa, vai uma outra dica: É totalmente antiético ter a postura de falar mal da ex-empresa. Evite isso, por mais aborrecimento que teve ao se demitir ou ser demitido. Fale de novos desafios profissionais, sem denegrir a empresa que um dia acolheu você, por mais razão que deva ter, ou pensa ter. Coloque o positivo sempre à frente. Isso vai contar mais pontos na hora da entrevista, pode ter certeza. Nunca, em circunstância nenhuma, fale mal de sua ex-empresa (nem em redes sociais). Esse tipo de atitude também é como você estar dando um tiro no próprio pé. Às vezes, o mercado de trabalho pode até emudecer. Mas jamais ficará surdo.Â
Do  artedevender